quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Clubbers

INTRODUÇÃO

Os clubbers são pessoas que adoram inovar, ser diferentes, basicamente eles criam sua própria moda. Porém algumas vezes o estilo chega a ser tão extravagante que incomoda outras pessoas.
Os clubbers aparecem no fim dos anos 90 em São Paulo e contagiaram muitos adolescentes. O estilo deles de se vestirem , os piercings chamam a atenção e as ideias capitalistas influenciam até outras tribos. Rebeldia... não tem nada a ver com os adereços dessa turma. Eles estão mais a fim de se destacarem e conseguem!
O pessoal do skate não vai muito com a cara dessa galera que curte
música Techno, Trance e Drum'n'Bass. Mas os clubbers não estão a fim de confusão.
Eles são super pacíficos. Se você está a fim de dar de cara com esse pessoal, dê uma passadinha em algumas Casas Noturnas. Para ser dessa tribo, você não tem que Ter grana. Enquanto alguns usam as roupas super coloridas e chamativas de Alexandre Hercovith, Mulher do Padre, Amando do Rei, Virgem Santa...
outros... vasculham brechós a procura de peças transadas e únicas. Para ser um clubber o que conta é Ter personalidade.

*O QUE DEFINE UM CLUBBER*

É audacioso e passa ar jovem gosta de ser diferente e faz misturas criativas, usa cores fortes e que estão na moda é indiferente ao gosto alheio. Ser clubber é inventar visuais... dançar... influenciar estilos...

*TIPOS DE CLUBBERS*

CYBER>>> Garotos num estilo futurista, parecido com punk´s, usam coturno, oculos de acrílico, calças jeans ou bermudas, piercing e o cabelo em pé, gostam de músicas eletronicas (computadorisadas)

TRANCE>>> Feminimo de cyber, as garotas também usam pearging e coturno, saias, cabelos em transas e sempre coloridos.

CLUBBER>>> Garotos num estilo mais psicodélico, usam sapatos plataforma, e bambas, piercing e calças de vinil o cabelo coloridos ou as vezes está em pé no estilo CYBER.

BARBYE>>> Feminino de clubber, também psicodélico, saias, bambas, cabelos coloridos, maquiagens pretas...

*TIPOS DE MUSICA*

TECHNO>>> Apareceu no final dos anos 80, em Detroit, Estados Unidos, quando os Djs passaram a fundir elementos do funk aos ritmos sequencia dos das baterias eletrônicas. Os vocais, muito raros, são filtrados por efeitos digitais. A batida seca e pulsante desenvolve-se num crescedo. Techno bem parecido com o
Trance possui pouco sons só fica naquilo é o suficiente para agitar a galera clubber. Nas raves o techno é o primeiro a ser tocado depois vem os outros tipos de som eletrônico.

DRUM´N´BASS>>> Variação mais pop do jungle com linha de baixo bem marcada. Exemplo: a dupla inglesa Everything But The Girl.O Drum'n'bass surgiu através do Jungle, possui muitos recursos o Único tipo de música eletrônica que faz remix com vozes de cantores de música popular, também faz remix com vários tipos de
música como: Jazz, Samba rock, bossa nova, samba enredo, hip hop, mpb...

TRANCE>>> O mais tocado nas baladas não é à-toa que a grande maioria dos clubber preferem ouvir Trance. Semelhante ao Techno a diferença é que possui mais recursos e utiliza-se voz cortada em parte.

HOUSE>>> Invenção de DJs negros de Chicago, Estados Unidos, que chegaram a uma batida forte e contagiante misturando bases melódicas do soul e da disco music com o som das baterias eletrônicas. No verão de 1997, o ritmo invadiu o balneário de Ibiza, na Espanha, e foi levado pelos ingleses para o Reino Unido.

JUNGLE>>> Surgiu em Londres no início de 90 através da mistura do techno e do
balanço do rap com efeitos de reverberação, gerando um andamento mais sincopado.
O inglês Goldie é considerado um dos fundadores do estilo. Um dos mais antigos
surgiu em 1976 nessa época o Jungle era feito através de instrumentos, hoje já é
utilizado o computador para montar o som eletrônico.

AMBIENT>>> Não é feito para dançar. Geralmente tocado nas salas de relaxamento dos clubs, o som veio das experiências do músico inglês Brian Eno. Tem um tom espacial e etéreo, mas não é new age. Orbital e Aphex Twin fazem parte deste gênero. Estilo de música eletrônica para pessoas que não gosta de muito barulho o Ambient é bem calmo como som de cachoeira, de pássaros cantando enfim sons da natureza, é muito difícil ser tocado nas baladas.

TRIP HOP>>> É a vertente soul da música eletrônica, que mistura ruídos esquisitos a um clima psicodélico. O inglês Tricky e a islandesa Bjork são os representantes. O Trip hop é um tipo de música eletrônica idêntico ao Hip Hop, não possui vocal e sim batidas, utiliza muito squesh seu modo de dançar não é igual ao do hip hop.

*IDEOLOGIAS*

os CLUBBERS tem quatro elementos morais
*PAZ*AMOR*UNIDADE*RESPEITO*
e três sólidos reconhecidos por...
*MUSICA ELETRONICA*ESTILO*CURTIÇÃO*

*MORAIS*

PAZ>>> Clubbers que seguem a ideologia são em geral pacíficos, tranqüilos e não querem muito saber de discussão. Muitas vezes você vê as pessoas arranjando confusão com os clubbers, e não os clubber encrencando com outras pessoas. Por que? Preconceito. Pessoas ignorantes que não conseguem aceitar o que é diferente. Se você não é igual a elas, é anormal, homossexual, estranho, etc. Pura ignorância.

AMOR>>> O contrário de ódio, clubbers têm amor à vida, aos parentes, aos amigos, e de certa maneira até aos desconhecidos. Dizemos amor em significado de "não-ódio". Pode-se dizer que em seu natural o clubber não odeia ninguém, não é "anti-ninguém" (Tipo como o UMC é "anti-clubber"). Mas ninguém é de ferro. Se for provocado, um clubber vai reagir como uma pessoa normal, e pode se tornar violento.

UNIÃO>>> A união é uma qualidade muito ressaltada de um clubber. Normalmente eles têm muitos amigos, e não fazem parte de um grupo só. Numa casa noturna, não é estranho ver duas pessoas que não se conhecem dançando o mesmo passo, um ao lado da outra, na batida da música eletrônica. Clubbers estão abertos a ter amizade com todos, não importando cor, preferência, idade, estilo, religião, etc etc. É o famoso "somos todos irmãos". O toque de clubbers, entrelaçando os dedos, simboliza a união.

RESPEITO>>> Outra qualidade muito importante dos clubbers. Eles não têm preconceito contra ninguém, seja qual for sua cor, seu estilo, suas preferências, nacionalidade, religião, onde mora, o que faz, altura, peso, etc. Ninguém merece ser rotulado. Ninguém é melhor do que ninguém. Uma pessoa só pode ser julgada pelos seus atos. Clubbers só desrespeitam quem os desrespeita. Aqui é a famosa frase "somos todos iguais". Não temos nada contra quem não tem nada contra nós.

*SÓLIDOS*

MÚSICA ELETRONICA>>> A música eletrônica é o fator mais importante do movimento clubber. Ela, junto com o estilo, simboliza o futurismo, por ser computadorizada e... eletrônica! Leigos acham que a música eletrônica só têm um estilo, como Techno, e Dance, ou até ignorantes no assunto que chamam o compasso 4x4 de "bate-estaca" ou "putz putz putz". Não. A música eletrônica é muito versátil e tem para todos os gostos, desde chill-outs, que são feitos para se deitar , ouvir e relaxar, até o jungle, uma barulheira para acelerar o coração enquanto se dirige. Ela é feita com sons do espaço e de animais, ou moto-serras e motores de avião. Se repete bastante, mas agrada muito seus ouvintes clubbers.

ESTILOS>>> O estilo, uma polêmica no movimento. Clubbers usam roupas de nylon ou lycra, borracha, ou até pano normal, chamativo, "cheguei", com cores berrantes, verde-limão, laranja, amarelo fluorescente, e muitas outras. Pintam o cabelo de inúmeras cores, põem piercing, usam inúmeros acessórios, pulseiras, correntes, colares, óculos de acrílico, botas... Mas não é a roupa, as cores nem os acessórios que define o clubber. É sua ideologia, a curtição à musica eletrônica. Ser clubber é principalmente usar o que lhe dá vontade, o que você gosta. Uma pessoa com roupas sociais pode muito bem ser um clubber, enquanto uma pessoa colorida, um arco-íris ambulante pode ser um paga-pau do movimento, que não segue ideologia, curte klb, backstreet boys, música sertaneja e se veste assim só pra se mostrar. Eu, pessoalmente, não tenho nada contra essas pessoas, mas que dá raiva dá, elas distorcem o movimento e muitas pessoas ficam com a idéia errada sobre o que são os clubbers, e muitas vezes podem até começar a preconceituá-los.
Muitas pessoas dizem: que idiota, parece um palhaço, uma árvore de natal, um vaga-lume, um arco-íris, dizem isso sem saber da ideologia e com a ignorância de não conseguir aceitar o que é diferente deles. Se você não é igual a ele, não é normal!? Você tem que seguir um padrão, está tudo padronizado!? Você não é obrigado! Os outros não é você!! Você escolhe o que você quer fazer, sem se preocupar com o que os outros falam!! Cada um, cada um! Ninguém é obrigado a usar o "que ta na moda" dos surfistas, skatistas, sociais, mauricinhos! Cada um tem o estilo que preferir!
Existem muitas marcas do estilo, exemplos são Cavalera, Slam, A Mulher do Padre (AMP), A Mando do Rei, Será o Benedito, Escola de Divinos, Glow, Grife Hell's Club, A Lôca, All Star, Adidas, e uma infinidade mais, que podem ser encontradas em muitos lugares, um dos mais conhecidos em São Paulo é a Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta 2690, nos Jardins

CURTIÇÃO
 O bom de ser clubber é que você pode curtir. Vá em clubs, dance, divirta-se com os amigos. Esse conceito não precisa de explicação... curtição é... curtição!
A ideologia é complexa, mas o resumo para definir um clubber é que ele é pacífico, curte a música eletrônica e segue seu estilo, sem se preocupar com a opinião alheia.
Mas cada um tem uma ideologia própria, que é adicionada à ideologia clubber, por isso existem clubbers e clubbers...
Existem pessoas que se dizem clubbers, mas saem pra tretar, arruma confusão, não tem respeito, quando provocados por seu estilo, a primeira coisa que fazem é juntar seu grupo e ir atrás do provocador... tá certo que agressões sem motivo não podem ser toleradas, temos que nos defender, mas não por qualquer motivo... estamos acima de qualquer provocação...
Voltando à essas pessoas... elas distorcem a ideologia, passam um sinal de guerra no que deveria ser um pedido de paz, essas pessoas não devem ser consideradas clubbers, não é só por uma jaqueta da Slam que você é clubber... tem muitas coisas envolvidas.

"Você não vira um clubber, você percebe que é clubber quando vê que suas idéias e gostos encaixam com a ideologia, então você começa a curtir e curtir..."

O clubber se veste todo colorido não porque gosta de ser diferente e sim porque cada roupa tem um significado. O movimento clubber tem uma certa ideologia...
Apesar de que muitos nao seguem... mais sabem

*Alfinetes: Contra o aborto.
*All Star (cano baixo): Humildade, baixa renda.
*All Star (cano alto): Contra o militarismo ; a favor da baixa renda.
*All Star (branco): Só usa quem sabe todas as ideologias.
*Cabelos em Pé: Contra o armamento nuclear.
*Cabelo Moicano: Contra a matança e a favor do futurismo.
*Cadarço Branco: A favor da paz usados pelos clubbers mais manjados no movimento.
*Cadarço Cinza: Contra droga e fumo.
*Cadarço Colorido: Pessoa associada, a favor do homosexualismo
ou sem preconceito.
*Cadarço Laranja: Contra o nazismo.
*Cadarço Marron: Contra a guerra.
*Cadarço Preto: Anti-social.
*Cadarço Azul: A Favor da infântilidade (proteção a Infância).
*Cadarço Verde: Contra o desmatamento.
*Cadarço Vermelho: Brigar em defesa do movimento.
*Calça Rasgada: Anti-social.
*Calça Xadres: Contra o racismo.
*Chupeta: Contra o abuso de menores.
*Colar Colorido: A favor dos homosexualismo ou sem preconceitos.
*Coturno: Contra o militarismo.
*Faixa: Anti-machismo e anti-rotular.
*Faixa Branca: A favor da união mata sk8.
*Incenso: Harmonização.
*Malabares: Veneração a arte e esportes radicais.
*Mascara Hospitalar: Contra a poluição atmosférica.
*Meião: Incentivo ao esporte.
*Óculos de acrilíco: A favor da modernização.
*Piercing nos Lábios: Contra as drogas.
*Piercing na Língua: Contra a fome.
*Piercing no Nariz: Contra a poluição.
*Piercing no Queixo: Contra as drogas.
*Piercing na Sombrancelha: Contra o aborto.
*Piercing no Umbigo: A favor do aborto.
*Pulseira Colorida: A favor do homosexualismo ou sem preconceito.
*Pulseira de Ponta: Contra a Bomba Núclear a favor do futurismo.
*Roupas de Nylon: A favor do modernismo.
*Roupas de Vinil: A favor da moda e sua evolução.
*Saião (Kizty): Contra o machismo.
*Simbolo Cavalera: A favor da liberdade.
*Simbolo Nazismo: Contra o nazismo.              

                                                                                                                                      Ver imagem em tamanho grande



Apesar de muitos se vestirem assim e dizerem ser a favor do movimento clubber nem todos sabem o verdadeiro significado, se vestindo assim apenas pelo modismo ou para se sentir diferente.

11 comentários:

  1. parabens, axei muito legal essa sua pagina sobre os clubbers rs.

    ResponderExcluir
  2. O melhor blog de informação e conceitos relacionados aos clubbers, Parabéns muito bom, consegui tirar o máximo de conteúdo que pude para organizar minhas ideias para que venho a desenvolver um bom Trabalho, mais uma vez Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos de Clubber.... Gostaria de ter contato de alguns clubebrs das antigas

    ResponderExcluir
  4. Eu vivi essa época e senti na pele como é ser clubber muito bom ser diferente e respeitar e ser respeitado , e o mais importante curtir o som com os amigos e sentir cada momento nessa época q nao voltara jamais ..... #CLUBBERPARASEMPRE!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu vivi essa época e senti na pele como é ser clubber muito bom ser diferente e respeitar e ser respeitado , e o mais importante curtir o som com os amigos e sentir cada momento nessa época q nao voltara jamais ..... #CLUBBERPARASEMPRE!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, alguém aí sabe nomes dos sons psicodélicos e futurísticos que não eram putz-puts nem apenas batidas aceleradas? Eram sons com algumas vozes robóticas parecidas que vieram direto de outro planeta ou do futuro, não tinham muita aceleração de batidas igual os das raves de hoje, e nçao estou falando de drum-bass, quem viveu sabe oque estou falando.. ou não
    Desculpem minha desscrição leiga, é que faz tempo.

    Era uma época legal pena que eu não praticava cooper na época com meu bamba com alfinetes, por ter pouco folego, não uma vez fui ¨tomado¨ por uns punks e tomei uns pial.. mas a cena do movimento era legal.
    Acabei me aliando a tais narco punks anos mais tarde ao andar pelo caminho gótico.. se eu era apenas ¨vitrine?¨ O gótico me atraiu pela ideologia e depre que eu já tinha..
    cada um cada um né?

    ResponderExcluir
  8. Vivi essa epoca de Raves, Under e Xtreme os Skol Beats eram fantasticos

    ResponderExcluir
  9. Em 1999 na faculdade via uma galera Clubber, mesma época do primeiro filme matriz e as baladas da época eram classe A, muitos acontecimentos perfeito para os Clubbers achava ousado e bem moderno pra época

    ResponderExcluir
  10. Quem frequentou Raves , Hell's Club , Espaço Nation , D-Edge , A Loca , Manga Rosa , Over Night , uma vez no mês ia no mercado mundo Mix sabe o que estou falando ...

    ResponderExcluir